X

Iluminação e decoração: como a escolha da sua luminária pode transformar o seu ambiente 

2 de junho de 2022

Iluminação e decoração: como a escolha da sua luminária pode transformar o seu ambiente 

Iluminação e decoração são partes essenciais para que um ambiente seja aconchegante, acolhedor e, acima de tudo, sofisticado. Segundo especialistas, uma luminosidade adequada pode potencializar a energia e humor de uma pessoa. Logo, é necessário escolher o tipo de luminária correto para seu ambiente. 

Da fusão entre iluminação e decoração, o requinte que o seu apartamento merece. 

Antes de mais nada, para escolher o tipo de iluminação de um espaço é necessário definir sua função. Assim, fica mais fácil encontrar a luminária ideal e dar a elegância que o local merece. Então, continue a leitura e saiba como clarear suas ideias ao aliar iluminação e decoração no seu apartamento.  

Combine as luminárias com outros elementos de decoração 

Por vezes, as luminárias funcionam como objetos decorativos. Portanto, combiná-las com outros elementos de decoração pode formar um ambiente super interessante e elegante. Uma opção, é criar um espaço para leitura ou trabalho e desfrutar da combinação entre os adereços. 

O poder da luz é diversificar sem criar barreiras 

A luminosidade de um ambiente pode ser única. Nesse sentido, é possível distinguir os cômodos sem utilizar paredes, apenas diferenciando-os com as luminárias corretas. Focar uma luminária em um objeto específico cria um design atrativo para a decoração. 

Outra alternativa, é posicionar uma luminária pendente acima de uma mesa de centro, por exemplo. 

Luminárias de mesa

As luminárias de mesa proporcionam um ponto de destaque para um determinado local. Podendo ser um abajur ou luminária de foco, esse tipo de luminosidade auxilia no realce de um móvel e ajuda a criar um ambiente de estudo ou trabalho. 

Luminárias de teto 

As luminárias de teto são umas das mais utilizadas nos apartamentos. Desde já, queremos ressaltar os lustres, afinal, trazem requinte, modernidade e sofisticação ao âmbito. Além disso, spots também contribuem para uma luz mais direcionada e podem dar destaque à plantas e quadros. 

Qual material utilizar? 

É importante ter o entendimento de que cada ambiente requer um tipo de luminária. Por exemplo, luminárias de ferro trazem sensação de refinamento ao recinto, posicionadas na entrada do apartamento, varanda e jardim. 

Por outro lado, luminárias em metal ou vidro, são fáceis de limpar e recomendadas para cozinha e banheiro. Enquanto as que são formadas por alumínio favorecem a versatilidade nos efeitos encantadores de iluminação, por refletirem bem a luz.

Priorizar sempre o conforto visual de um ambiente. Ou seja, escolher o tom correto das luzes se torna imprescindível. Então, para cozinhas e ambiente de home office, luzes brancas. E, por fim, para salas e quartos, luz amarela, para deixá-los mais convidativos. 

Você sabe como funciona a decoração sensorial? Descubra aqui. 

SIMILARES

17 de agosto de 2023

Roteiro gastronômico nos Jardins: confira 8 dicas de restaurantes

6 de abril de 2023

Fuja do caos e do estresse diário: aproveite os parques de São Paulo para relaxar

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

6  +  4  =