X

Você sabe como funciona a decoração sensorial?

24 de março de 2023

Você sabe como funciona a decoração sensorial?

A decoração sensorial é uma metodologia que transforma um ambiente e o adapta para aflorar os sentidos dos seres humanos. Vale muito a pena considerar essa alternativa na decoração de imóveis de alto padrão.

Para proporcionar um ambiente acolhedor e agradável, existem conceitos que nos fornecem algumas orientações e dicas sobre como o local em que estamos influencia nosso comportamento e bem-estar. É o caso, por exemplo, da decoração sensorial, uma ferramenta utilizada para dar vida aos cômodos de um imóvel e aguçar nossas percepções.

Um lar só é um lar quando todos os nossos sentidos experienciam isso. Dessa forma, nesse blog você encontrará dicas para harmonizar os ambientes em que você vive com a decoração sensorial.

Mas, primeiramente, precisamos entender um pouco mais sobre a definição dessa prática e como ela, de fato, oferece um imóvel mais acolhedor.

Continue a leitura!

O que é a decoração sensorial?

Tato, visão, paladar, olfato e audição, a decoração sensorial busca estimular e aguçar os cinco sentidos, com as técnicas e elementos certos, visando oferecer uma boa experiência para quem frequenta ou vive no ambiente. A escolha de objetos, móveis, cores e afins, são chaves fundamentais para a sua eficiência; eles são responsáveis por transmitir sensações que, a depender, serão boas ou ruins.

Quando um ambiente é decorado de maneira agradável aos sentidos, ele se torna mais convidativo, fazendo com que as pessoas desejem passar mais tempo no local. Além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, tornando o espaço mais relaxante e tranquilo.

LEIA TAMBÉM → Arte e decoração: como elevar a sofisticação dos ambientes 

Para exemplificar, podemos nos basear nos SPAs de beleza. Quando a maioria das pessoas pensa nesse ambiente, logo vem à mente algo calmo, clean, bonito e refinado, correto? Isso se deve ao fato de as características desses locais terem proporcionado sensações tão boas, que ficam guardadas na consciência dos humanos.

Portanto, para criar uma decoração sensorial eficiente, é preciso considerar diversos elementos, como cores, texturas, iluminação, aromas e sons. 

Confira logo abaixo algumas dicas que preparamos para você!

5 dicas para harmonizar os ambientes 

 sala de estar decorada com tapetes felpudos, vasos de flores, luzes de led, sofá cinza, piso de mármore, paredes claras.

A decoração sensorial utiliza como pilar de atuação as sensações e percepções. Por isso, para cada sentido há uma dica diferente. 

Confira agora!

1 – Visão

A escolha das cores, luzes, formas e texturas, conseguem influenciar como o ambiente é percebido visualmente. Por isso, antes de pensar na decoração de um cômodo, defina para qual finalidade ele será e o que você espera ao estar ali. 

Para estimular a criatividade e despertar a atenção, o mais viável será escolher cores mais vivas, objetos abstratos e coloridos. Já para uma sensação de calmaria, cores suaves, objetos minimalistas e luzes mais quentes, pode ser uma boa opção.

2 – Tato

As texturas macias e agradáveis ao toque podem transmitir uma sensação de conforto e acolhimento. Dessa forma, vale a pena investir em mantas felpudas, veludo ou algodão para o sofá e o mesmo para tapetes e almofadas.

Agora, se para o ambiente desejar sentir rusticidade e robustez, uma boa forma disso é investir em texturas de paredes ásperas, plantas e objetos também texturados.

3 – Olfato

Os aromas costumam marcar bastante um ambiente e desencadeiam lembranças afetivas nas pessoas. Assim, uma boa opção é apostar em espaços com ventilação natural e sachês aromatizantes para perfumar, proporcionando memórias únicas e marcantes.

4 – Audição

Uma ótima maneira de explorar a audição na decoração, é investindo em objetos com sons relaxantes. Ambientes com tratamento acústico acompanhados de lareiras e fontes de água contribuem para a sensação de conforto em um local. 

5 – Paladar

Por fim, é possível atiçar até o paladar na decoração sensorial. Isso porque frutas, plantas frutíferas, bombons e outros arranjos comestíveis agradam o paladar e favorecem as boas experiências no ambiente. 

Viu como você pode aguçar os cinco sentidos no seu imóvel? 

Se você curtiu essas dicas, acesse o site da Seisa e fique por dentro das tendências que podem transformar a sua percepção sobre o mercado imobiliário.

VISITAR O BLOG

Redação: 28 de Abril de 2022| Atualização: 24 de março de 2023

SIMILARES

23 de junho de 2022

Apartamento garden: tudo o que você precisa saber 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

7  +  3  =