A capital paulista, segundo dados de 2021 do IBGE, tem mais de 12 milhões de habitantes. Com tantas pessoas na cidade, todo mundo precisa de uma saída para fugir do caos. Que tal aproveitar os parques de São Paulo?
Essa solução é ideal para quem deseja encontrar um pouco de paz e tranquilidade, e se desligar dos problemas de trabalho, pelo menos aos finais de semana.
Apenas o contato com a natureza, por cerca de 20 minutos, já garante melhorias na saúde mental e bem estar, segundo um estudo da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Sendo assim, mesmo que não haja prática de atividade física, apenas um tempo de contemplação da natureza já é suficiente para trazer felicidade.
Você está precisando desestressar do caos do dia a dia? Continue a leitura e confira dicas de parques de São Paulo para aproveitar seu tempo livre!
IBIRAPUERA
Se você perguntar a algum turista sobre os parques de São Paulo, o primeiro local indicado será o Ibirapuera.
São 1,6 km² de área verde com três lagos artificiais, ciclovia, pistas de corrida, quadras poliesportivas, playgrounds, equipamentos de ginástica, lanchonetes e um Viveiro.
Localizado entre dois bairros nobres, a Vila Mariana e o Paraíso, o famoso Ibira foi inaugurado em 1954, sendo projetado pelo arquiteto mais famoso do Brasil, Oscar Niemeyer.
Mas, nem só de natureza vive o Ibirapuera.
O parque também é lugar de muita cultura e educação, sendo sede do Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Planetário, Fundação Bienal, Escola de Astrofísica e a Orquestra do Auditório, todos locais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral
Funcionamento: todos os dias, das 5h às 00h
PARQUE DO POVO
Oficialmente denominado Parque Povo Mário Pimenta Camargo, mas conhecido como Parque do Povo, está localizado entre Pinheiros e o Itaim Bibi.
Conta com três quadras poliesportivas, uma delas para esportes paralímpicos; aparelhos de ginástica; áreas de circulação acessíveis; espaços para crianças; ciclovia; pistas de caminhada.
Um dos diferenciais do Parque do Povo é o Jardim Sensitivo, projetado em forma de labirinto composto por espécies ornamentais e medicinais que estimulam o olfato, o tato e a visão.
Por ser um parque plano, é muito frequentado por quem gosta de correr e caminhar.
Endereço: Av. Henrique Chamma, 420
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h
SAIBA MAIS -> Pinheiros: 5 lugares que você precisa visitar na região
PARQUE AUGUSTA
O Parque Augusta é um dos mais novos parques de São Paulo, inaugurado no final de 2021.
São 23 mil m² com localização privilegiada, próximo à Avenida Paulista, com pista de caminhada, playground inclusivo, cachorródromo, redário, equipamentos de ginástica, deck elevado para apresentações e eventos, trilha de 731 metros e área para prática de slackline.
O local também tem 21 espécies de aves silvestres e um bosque com plantios de mudas de espécies arbóreas e ajardinamento.
Endereço: Rua Caio Prado, 230/232 – Consolação
Funcionamento: todos os dias, das 5h às 21h
PARQUE VILLA LOBOS
Um dos parques de São Paulo mais famosos por sua infraestrutura de 700 mil m².
O Parque Villa-Lobos é uma ótima opção para se divertir com as crianças e aproveitar os 3,5 km de ciclovia; os 2,4 km de pistas de caminhada, playground, Bosque da Mata Atlântica, pista de cooper, quadras de futebol de salão e tênis, e os campos de futebol.
Além dessas áreas, o Parque Villa-Lobos conta com:
- a Biblioteca do Parque Villa-Lobos
- o Orquidário Ruth Cardoso Parque Villa-Lobos
- um anfiteatro de 729 m² com capacidade para 450 pessoas
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
Funcionamento: das 5h30 às 19h, todos os dias
PARQUE BURLE MARX
Se você quer relaxar junto à natureza, o Parque Burle Marx é um dos melhores parques de São Paulo para esse propósito.
Foi projetado pelo renomado arquiteto paisagista Burle Marx e está localizado na Vila Andrade, região nobre do Morumbi.
Como atrativos naturais, tem espelhos d’água e um jardim de 4 mil m², um local perfeito para as crianças brincarem, além de trilhas.
Um dos edifícios mais valiosos para a história e arquitetura de São Paulo está ali: a Casa de Taipa e Pilão, datada do século 19.
O Parque Burle Marx também conta com um playground, a Burleteca (biblioteca) e um burlecão (um parque para pets).
Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 16h
PARQUE DA ACLIMAÇÃO
Um dos parques mais antigos de São Paulo, criado no século 20, tem 112 mil m² com muitas atividades.
É um Parque ideal para atividades físicas ou relaxar em meio a natureza contemplando o lago natural ou a área com eucaliptos.
O Parque da Aclimação conta com um jardim japonês com espelho d’água, uma concha acústica, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, playgrounds infantis, campo de futebol, quadras de vôlei e basquete. Além da Biblioteca Temática de Meio Ambiente – Raull Bopp.
Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1119 – Aclimação
Funcionamento: das 5h às 20h, todos os dias
PARQUE DA ÁGUA BRANCA
Localizado entre a Barra Funda e Perdizes, duas regiões nobres da capital paulista, o Parque da Água Branca é mais um dos parques de São Paulo que você precisa conhecer!
São quase 80 mil m² de área verde, sendo 27 mil m² de área edificada e 30 mil m² de ruas, alamedas e pátios.
Além das áreas para atividades físicas, as atrações são:
- Aquário
- Feira Orgânica
- Praça do Idoso
- Casa do Caboclo
- Museu Geológico
- Trilha do Pau-Brasil
- Espaço Piquenique
- Equitação/Equoterapia
- Espaço de Leitura e Xadrez
PARQUE DA INDEPENDÊNCIA
Localizado no bairro do Ipiranga, o Parque da Independência tem 161.300 m² e está próximo ao Museu do Ipiranga, um dos espaços culturais mais importantes do Brasil.
A infraestrutura do Parque da Independência conta com:
- Casa do Grito
- Jardim Francês
- Cripta Imperial
- Museu do Ipiranga
- Monumento à Independência
O Parque da Independência é composto por jardins franceses, com espécies nativas, como: pau-ferro, sapucaia e cedro-rosa, e bosques heterogêneos com eucalipto e jacarandá-mimoso, além de outras espécies.
Endereço: Avenida Nazareth, s/n°, Ipiranga
Funcionamento: das 5h às 20h, todos os dias
PARQUE DA CANTAREIRA
Localizado ao lado de outro parque, o Horto Florestal, o Parque Estadual da Cantareira tem 7.900 hectares de remanescentes de Mata Atlântica, sendo uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma metrópole.
É um local ideal para quem curte ecoturismo e quer aproveitar as 14 trilhas, fazer piquenique e tomar banho na cachoeira.
Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Funcionamento: de quarta a domingo, das 8h às 17h, com entrada permitida até as 16h.
PARQUE ALFREDO VOLPI
Com uma área de 142.432 m², o Parque Alfredo Volpi, no Morumbi, é o parque com a maior biodiversidade urbana da cidade de São Paulo, segundo a Prefeitura.
Além de áreas de trilhas em mata fechada, o parque conta com pistas de cooper e caminhada, três lagos, aparelhos de ginástica e playground.
Com 115.189 m² de Mata Atlântica remanescente, o Parque Alfredo Volpi tem 291 espécies de plantas, como o pau-brasil, além de muita diversidade vegetal, com nascentes d’água e lagos que abrigam aves e outros animais.
Mais de 100 espécies de animais já foram identificadas como: bichos-preguiça, saguis, garças, tucanos-de-bico-verde, pica-paus, entre outros.
Endereço: Avenida Oscar Americano, 480 – Morumbi
Funcionamento: das 6h às 18h, todos os dias
JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO
Os 360.000 m² do Jardim Botânico de São Paulo tem:
- Lagos
- Castelinho
- Jardim de Lineu
- Túnel de Bambu
- Jardim dos Sentidos
- Trilha de Terra Batida
- Estufas Cerrado e Mata Atlântica
- Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne
- Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues
- Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga – 360m
Toda a área do Jardim Botânico faz parte de uma Unidade de Conservação com várias espécies de plantas e observação de animais. O Jardim Botânico também faz parte da Botanic Gardens, Conservation International, a maior rede global de jardins botânicos e especialistas em conservação da flora.
Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda
Funcionamento: 9h às 17h, Terças aos Domingos e Feriados
Os parques de São Paulo são os locais perfeitos para se refugiar em meio à “selva de pedra”. Se você quer fugir do caos da sua rotina agitada, chame os amigos e vá curtir uma das nossas dicas!
Para conferir mais dicas sobre a cidade de São Paulo e o mercado imobiliário, confira o blog da Seisa!
Nenhum comentário