X

Você já conhece os benefícios da iluminação natural?

2 de agosto de 2023

Você já conhece os benefícios da iluminação natural?

A arquitetura dos prédios de alto padrão está, cada vez mais, prezando por apostar na iluminação natural como uma forma de oferecer mais conforto aos moradores. Esse tipo de luz é capaz de agregar uma série de vantagens às pessoas, principalmente quando falamos do nosso relógio biológico. 

A técnica de iluminação circadiana, por exemplo, utiliza esse recurso de uma maneira benéfica, respeitando o organismo de cada um.

Quer saber mais sobre esse conceito? Continue a leitura e entenda um pouco mais desse tema e dos benefícios da iluminação natural.

O que é a iluminação circadiana?

Nosso corpo, naturalmente, segue um processo fisiológico que regula os momentos de sono, humor e energia, o chamado relógio biológico. Dessa forma, muitas dessas sensações são influenciadas pela iluminação ao qual estamos sendo expostos. Por exemplo, se está mais escuro, tendemos a sentir mais sono, correto? 

Contudo, esses momentos podem ser prejudicados se estivermos em um ambiente no qual a luz não corresponda à situação real externa, como ao mexermos em nossos celulares à noite, nos deixando mais despertos, quando, na verdade, deveríamos estar descansando. 

Dessa forma, a iluminação circadiana é uma técnica de iluminação, baseada em estudos científicos, que busca usar o ciclo natural de luz, como uma forma de ajudar o corpo a seguir seu ritmo orgânico. 

Mas, por que utilizar luzes artificiais para gerar essas sensações, sendo que há a possibilidade de aproveitar espaços de um apartamento de luxo que dão abertura à luz natural? Afinal, os benefícios da iluminação natural são inúmeros e podem ser aproveitados em diferentes ambientes, nas salas, varandas, suítes e afins.

Logo abaixo apresentaremos as vantagens da iluminação natural em um apartamento, da saúde à valorização de um imóvel.

Vantagens da iluminação natural

1. Saúde

Já vimos que a luz natural é importante para a regulação do ciclo circadiano, que regula o sono, o humor e a energia. Além disso, espaços com mais exposição à iluminação natural, usando grandes portas e janelas de vidro, claraboias e afins, permitem maior incidência da luz solar, que em certos momentos do dia, ajuda a produzir Vitamina D em nosso organismo.

2. Redução do consumo de energia artificial

Com ambientes mais iluminados naturalmente, há uma redução do consumo de energia gerado pelo apartamento, contribuindo com o meio ambiente, sendo esse um dos benefícios que, além do imóvel, ajudam o planeta.

3. Mais ventilação

Para que os ambientes tenham mais iluminação, são geralmente utilizadas portas de correr de vidro e grandes janelas que, além de tudo, contribuem para um clima mais ameno e fresco no apartamento.

LEIA TAMBÉM → Fuja do caos e do estresse diário: Aproveite os parques de São Paulo para relaxar.

4. Aumento da produtividade

Estudos mostram que a iluminação natural pode aumentar a produtividade e a motivação das pessoas no trabalho, além de reduzir os níveis de estresse. Para quem trabalha no formato à distância ou até mesmo híbrido, esse aspecto é extremamente importante para a execução das tarefas no apartamento.

5. Valorização do espaço

O posicionamento do imóvel em relação ao sol, é um dos fatores que contribuem para a valorização de um imóvel no mercado imobiliário. Nesse sentido, a luz natural pode realçar a beleza de um espaço, oferecendo mais conforto térmico e, consequentemente, valorizando os imóveis, tornando-os mais atraentes para os usuários e investidores.

Em suma: a iluminação natural é um importante fator que deve ser considerado na busca de um apartamento de alto padrão para morar. Ela consegue agregar uma série de benefícios que é vantajosa para a valorização do imóvel no mercado imobiliário e também para o bem-estar dos futuros moradores.

Com ambientes pensados para tornar a sua vida mais confortável e conveniente, os apartamentos do Vista Laura são espaçosos, contam com iluminação natural abundante e possuem o que é mais importante: a qualidade construtiva da Seisa Mester.

Vivencie a atmosfera vibrante e cosmopolita de Pinheiros.

Quer conhecer mais desse empreendimento? SAIBA MAIS!

SIMILARES

17 de agosto de 2023

Roteiro gastronômico nos Jardins: confira 8 dicas de restaurantes

22 de maio de 2023

Carta de Crédito: saiba como utilizá-la para comprar um imóvel

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

74  +    =  83